Nova Era de Aquário: conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário
- Renata Hirata Kurebayashi
- 20 de dez. de 2020
- 7 min de leitura
Atualizado: 23 de dez. de 2020
No dia 21 de dezembro de 2020, às 15h02m (horário de Brasília), haverá um dos mais importantes eventos na análise astrológica de grandes ciclos para o mundo. A conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Aquário.

Os gigantes nunca estiveram tão próximos desde 1226 (que se tem conhecimento) ou seja, um evento raríssimo que ocorreu há 800 anos atrás, está prestes a acontecer diante dos nossos olhos.
A Estrela de Belém
Saturno entrou no dia 17 e Júpiter no dia 19 deste mês, ambos em Aquário. E desta vez, os dois planetas passam a apenas 0,1 grau um do outro! Essa conjunção será tão próxima, que devem parecer uma única estrela, muito brilhante! Dizem que foi este acontecimento que simbolizou a estrela guia, aquela que guiou os Reis Magos até o menino Jesus, a famosa estrela de Belém.

Na astrologia, Júpiter é o planeta do conhecimento, dos estudos superiores, dos pensamentos nobres e elevados, da crença e fé, das normas e leis, do amor pela natureza e dos animais e da medicina natural. É conhecido como o mestre do zodíaco. Além disso, é considerado o grande benéfico, pois traz abundância, ordem, esperança e boa sorte em tudo que toca. O seu poder de ação num mapa astral é o da expansão, do crescimento, do desbravamento e do engrandecimento, por isso ele representa as viagens de longa distância, para que através de novas experiências ele amplie e eleve a sua sabedoria.
A história de Júpiter e Saturno na mitologia grega
Júpiter era o grande Zeus, deus dos deuses que detinha o poder do relâmpago e das trovoadas, aquele que com a ajuda dos irmãos, destronou o pai e se tornou o rei supremo do Olimpo.
Já Saturno (Cronos) era pai de Zeus na mitologia grega. Seu reinado, porém, era ameaçado por uma profecia segundo a qual um de seus filhos o destronaria. Para evitar essa desgraça, Cronos devorava todos os filhos que lhe dava sua mulher, Réia, até que esta conseguiu salvar Zeus.

Cronos ao contrário de Zeus é o planeta da restrição, da limitação, do refreio e da moderação. Muito precavido, racional e objetivo nas ações, Saturno rege os sistemas, as estruturas (por isso na anatomia rege o esqueleto humano), a hierarquia, a figura mais velha ou de autoridade e toda força e persistência para alcançar seus objetivos mundanos e finalmente ser bem sucedido na vida.
Fazendo uma viagem astrológica no tempo
Em 1941 ocorreu uma conjunção em Touro (signo da territorialidade), momento este em que os EUA entrou para a Segunda Guerra Mundial. Guerra esta que mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.
Em 1961, houve uma conjunção em Capricórnio, período em que se construiu o Muro de Berlim, durante a Guerra Fria na Alemanha.

Fazendo uma analogia, há dois anos atrás, foi construído um muralha separando o México dos EUA durante o governo Trump.

Portanto, coincidências ou não, no período próximo a um evento celeste desta magnitude, acabam havendo mudanças sociais, politicas e econômicas marcantes a nível mundial.
Essas conjunções ocorrem em média de 20 em 20 anos e nos últimos 200 anos estas estavam ocorrendo apenas em signos do elemento terra, ou seja, quando a visão de mundo era mais materialista. Muito dessa energia era voltada para questões de divisões de terra, do dinheiro, das posses, do poder de adquirir e ter de maneira autocentrada.
Se mantendo numa estrutura conforme os moldes e padrões pré-estabelecidos de maneira sólida e durável.
A Precessão dos Equinócios. O que é?

A precessão dos equinócios é um movimento que causa a mudança da orientação do eixo da Terra. Graças a ele e à variação na obliquidade desse eixo, o ponto em que o Equador celeste toca a linha da eclíptica (chamado de Ponto Vernal) percorre todas as constelações zodiacais em 25 mil anos. Como são 12 constelações, fica cerca de 2 mil anos em cada uma. (fonte e imagem: Super Interessante)
Leão: de 10001 a 8000 a.C.
Câncer: de 8001 a 6000 a.C.
Gêmeos: de 6001 a 4000 a.C.
Touro: de 4001 a 2000 a.C.
Áries: de 2001 a.C. a 0
Peixes: de 1 a 2000 d.C.
Aquário: de 2001 a 4000 d.C.
Capricórnio: de 4001 a 6000 d.C.
A Era de Aquário e seus efeitos
Com a entrada destes planetas num signo de Ar, como Aquário, tudo que estava seguro e garantido, porém ocioso ou corrompido, vai começar a ruir e perder o sentido de existir. Este grande evento demarca um período de morte aos velhos conceitos, modelos, modos de pensar e viver, dando lugar a um grande processo fertilizador, abrindo caminhos e alargando novos horizontes.
Agora, com a chegada de um período regido pelo elemento Ar, o foco é no social, nos relacionamentos e na valorização das ideias e do intelecto. Aquário é intelectual, mental, onde sua maior fonte de expressão é a comunicação. E todas as situações da vida geralmente devem passar pelo crivo da razão ou fundamentação. No Ar a gente se relaciona e se colocar no lugar do outro.
Assim, com a chegada desses planetas neste signo, a comunicação, o diálogo e os contatos humanos vão ter que se reinventar. Agora é mais vantajoso você ter o famoso networking, o conhecimento, a produção e a experiência, do que o ter o título em si. De nada adianta ter o certificado sem a capacidade de se expressar, negociar ou cativar as pessoas.
As questões ligadas a distribuição de um modo geral, de inteligência, acesso a informações, que antes eram apenas aos privilegiados, como a energia, os alimentos, os bens, a tecnologia, os recursos e a educação terão que ser reestruturados. Teremos que lidar com novos avanços tecnológicos, que vão substituir o trabalho humano.
Poderá haver uma crise humanista, onde se partilha o pensamento de que nada adianta ter tudo, se você não pode comungar com ninguém a sua conquista ou grande descoberta. A questão aqui não é mostrar ao outro o que você tem, mas sim, compartilhá-lo.

A dicotomia entre coletivismo e o individualismo será muito presente nesta nova Era Aquariana. Esses dois conceitos parecem opostos, mas na verdade, são complementares. Onde será possível ajudar várias pessoas mas sem desrespeitar o seu modos operandi, o respeito pela originalidade e a diversidade promovendo igualdade entre os seres humanos.
Agiremos com mais autonomia e liberdade, com a responsabilidade sobre si próprio, mas sem ter que se valer de uma norma ou modelo que nos force a fazer determinada coisa. Daremos passos na direção do ser e não do ter. A compreensão entres os diferentes, o direito a liberdade, o humanitarismo, igualdade e a cooperação farão parte desse processo.
Rupturas são necessárias para que as mudanças aconteçam
Mas todas essas mudanças não acontecerão assim de um dia para o outro. O movimento não é radical, vai se ganhando tonalidade com o tempo. A natureza precisa desses momentos de ruptura para dar abertura a novas realidades e formas de pensar.
Portanto, é certo que nos primeiros anos de um ciclo de 20, sentiremos um impacto muito grande entre o velho e o novo. O cooperativismo e a inovação contra a disciplina e a ordem pré-estabelecida.
A previsão é de que pelo menos nos 6 primeiros meses dessa temporada, mesmo após a pandemia, ainda haverão muitos rebuliços nas estruturas sociais do mundo inteiro, nas questões fronteiriças, nos acordos internacionais, educacionais, nas normas entre países, nos comportamentos sociais, morais e religiosos, e principalmente nas estruturas de poder e de governo.

Devemos entender que a crise não é ruim, mas sim, uma oportunidade de crescimento. Quebras, abalos, e embates já são previstos neste período, o que à primeira vista não é bom e nem aceito pela sociedade principalmente para aqueles que já se sentem na zona de conforto.
O mundo será dividido em 2 partes
A energia aquariana é repentina e desgovernada e os impactos mais relevantes serão nos hábitos, nos costumes em que a população se vê obrigada a seguir. O modelo novo poderá prevalecer sobre o velho.
Haverão aqueles que são tradicionais e precavidos, que se negam às mudanças, fecham os olhos, se calam e seguem a vida conforme os padrões antigos. Outros são mais audaciosos, revolucionários. Vão às ruas, não se calam até ver as mudanças que o mundo precisa.
O conhecimento é uma fonte libertária, quanto mais se aprende e busca fontes, menos você é enganado ou sujeito a manipulação. Aquário não se dobra com facilidade. Coisas repetitivas, ociosas e corrompidas, Aquário destrói para dar lugar ao novo, através da força da massa. É o signo que vai às ruas, que luta pelos seus direitos e não desiste até que seus pleitos sejam atendidos, nem que sejam rejeitados pela maioria.

A conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário só terá fim em 2040, mas vamos ficar até 2.159 com essas mesmas tendências ligadas ao elemento Ar, sendo em Gêmeos e Libra respectivamente. Portanto, a previsão é que pelos menos nos 10 primeiros anos passaremos por um período de aprovações e de mudanças transformadoras para que a temporada finalmente se estabilize.
Qual é a sua responsabilidade nesta vida?
Após o encadeamento, novas descobertas, movimentos sociais, o pensamento humano, a evolução do pensar, sentir e se relacionar precisam ter um lugar diferenciado ao que existia antes. É como um autoexame de consciência para tentar entender qual é sua responsabilidade nesta vida e em quais áreas você deve investir. É importante lembrar de se compromissar com o outro e praticar mais o pensamento coletivo.
Mais amor, por favor!
Há tempos, o mundo clama por uma grande mudança. É preciso mais amor e cuidado para com o outro e com a nossa Casa. Os outros planetas podem até ajudar, mas a nossa sobrevivência e permanência no Planeta Terra, só dependerá de nós, Humanidade.
Júpiter adquire todas as novas colorações culturais atuais e as transforma em leis.
Já Saturno, as organiza e propõe uma nova estrutura sociopolítica e econômica.
Em Aquário, a Nova Era se inicia.
Que seja só o início de uma humanidade mais compreensiva, menos julgadora. Mais esperançosa, menos amargurada. Mais doação, menos cobrança. Mais sabedoria, menos ignorância. Mais amor, menos ódio. Mais fraternidade entre todos os povos, porque para os aquarianos, é a diversidade que nos une.
Que essa Nova Era de Aquário faça da nossa humanidade mais HUMANA.
Comments